quarta-feira, 31 de maio de 2023

Sofrimento interminável

As agruras do Inter parecem não ter fim. Hoje, no Beira-Rio, o Inter venceu o América Mineiro por 3 x 1, mas perdeu nos tiros livres da marca do pênalti por 5 x 4 e foi eliminado da Copa do Brasil, prosseguindo no seu sofrimento interminável. Por ter perdido o primeiro jogo por 2 x 0, o Inter precisava vencer por três ou mais gols de diferença para se classificar, de forma direta, às quartas de final. Conseguiu ainda no primeiro tempo, com gols de Nico Hernandez, aos 19 minutos, Igor Gomes, aos 32, e Pedro Henrique, de pênalti, aos 46. Porém, um gol de Juninho para o América, aos 32 minutos do segundo tempo, levou a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. Nas cobranças, o América venceu por 5 x 4, e se classificou para as quartas de final. Foi a terceira vitória consecutiva do Inter, mas com gosto de derrota.

Empenho premiado

Foi sofrido, mas valeu a pena. Hoje, no Mineirão, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 1 x 0, e classificou-se para as quartas de final da Copa do Brasil, num jogo em que teve seu empenho premiado. A exemplo do que ocorrera no Gre-Nal e contra o Athletico Paranaense, o Grêmio jogou com três zagueiros e, mais uma vez, venceu. No novo esquema, o Grêmio concede a bola ao adversário, o que torna o jogo, por vezes, sofrido. Porém, até agora, obteve vitórias em todos os jogos. O técnico do Grêmio, Renato, repetiu o que havia feito contra o Athletico Paranaense, e escalou Cuiabano, retirando Cristaldo. Embora Cristaldo seja mais técnico, Cuiabano tem maior energia, fator fundamental num jogo contra um adversário muito aplicado e competitivo. Depois do gol de Villasanti, aos 28 minutos do primeiro tempo, o Grêmio soube preservar o resultado, que até poderia ter sido mais tranquilo, caso um gol de Bitello não fosse anulado. Gabriel Grando e Kanneman tiveram grandes atuações, garantindo o Grêmio na parte defensiva. Villasanti, afora marcar o gol da vitória, teve outra atuação maiúscula. Luís Suárez, novamente, foi decisivo no toque preciso para Villasanti marcar o gol. Os resultados positivos seguidos, certamente, levarão um grande público para a Arena, domingo, contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.

terça-feira, 30 de maio de 2023

Discurso surrado

Na ânsia de criticar o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o PT, a direita apela para argumentos recorrentes. Um dos dos mais frequentes no discurso surrado dos direitistas é "o apoio de Lula e do PT à ditadura da Venezuela". Os conservadores, e a imprensa consorciada, se "escandalizam" com a postura do presidente e de seu partido em relação ao governo venezuelano. Uma declaração de Lula, hoje, na cúpula que reúne, em Brasília, os mandatârios sul-americanos, acendeu, novamente, o estopim das críticas. Lula, ao lado de Nicolás Maduro, disse que a Venezuela precisa mostrar a sua narrativa para mudar a opinião do mundo sobre a política do país. O presidente do Uruguai, Luís Lacalle Pou, de direita, e a imprensa brasileira, repudiaram a declaração de Lula. Por entenderem que a Venezuela é uma ditadura, os direitistas vivem a exigir que o governo Lula repudie o regime daquele país. Porém, os princípios democráticos basilares defendem a soberania e a autodeterminação dos povos. Todo e qualquer país tem o direito de decidir seus rumos políticos, em processos eleitorais, como acontece na Venezuela, o que não configura uma ditadura. Ao fugir do samba de uma nota só contra a Venezuela, Lula, mais uma vez, está certo.

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Boa convocação

O técnico interino da Seleção Brasileira, Ramon Menezes, tem surpreendido positivamente. Ontem, Ramon Menezes apresentou uma boa convocação para os amistosos contra Guiné e Senegal, em junho. Nomes como Vanderson, Nino, Ayrton Lucas, André e Raphael Veiga são boas novidades e um ótimo exemplo de uma lista de convocados inspirada. Em comum, os citados tem a excelente qualidade técnica e a juventude. Com exceção de Vanderson, os demais ainda jogam no Brasil. Prova de que não é necessário fazer uma convocação só com jogadores que atuam no exterior. Só falta, agora, a CBF desistir da ideia de contratar um técnico estrangeiro, e o futuro da Seleção Brasileira tende a ser mais risonho do que na estagnada era Tite.

domingo, 28 de maio de 2023

Vitória circunstancial

Um resultado que alivia o ambiente, mas que não deve iludir ninguém. Hoje, no Beira-Rio, o Inter venceu o Bahia por 2 x 0, uma vitória circunstancial. A começar pelo placar, que indica uma tranquilidade que não existiu em momento algum. O primeiro tempo, que terminou sem gols, foi de um Inter lamentável, as duas únicas chances foram do Bahia. No segundo tempo, a entrada de Wanderson mostrou-se decisiva. O atacante começou a jogada que culminou no gol de Johnny, aos 3 minutos, e marcou o segundo, aos 53. Porém, antes do gol de Wanderson, o Bahia teve chances para empatar, uma delas incrivelmente desperdiçada, com o gol escancarado. Vencer pela segunda vez consecutiva, para quem vinha de cinco derrotas seguidas, traz um novo ânimo, mas a tarefa do Inter na próxima quarta-feira, contra o América Mineiro, no Beira-Rio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, continua a ser dificílima. Precisando fazer dois gols para levar a decisão para os tiros livres da marca do pênalti, ou mais para obter a classificação no tempo normal, o Inter não terá o seu melhor jogador, Alan Patrick, cumprindo suspensão, nem Maurício, lesionado, os únicos armadores do grupo. A crise do Inter amenizou, mas ainda não foi debelada.

sábado, 27 de maio de 2023

Esquema afirmado

Escalação alterada, esquema mantido. Hoje, na Arena da Baixada, o Grêmio venceu o Athletico Paranaense por 2 x 1 e, agora, tem um esquema afirmado. O sistema com três zagueiros, usado no Gre-Nal, resultou, novamente, numa vitória. Houve quem achasse que, pela ausência de Kannemann, o técnico do Grêmio, Renato, não fosse repetir a utilização de três zagueiros. O técnico bancou a aposta, e venceu. A exemplo do Gre-Nal, o Grêmio teve menor posse de bola que o adversário. Foi 29% no Gre-Nal, e 34% contra o Athletico Paranaense. Porém, em termos de eficiência, não há o que reclamar. Foram cinco gols marcados, e apenas dois sofridos. As duas vitórias consecutivas, certamente, trarão uma maior confiança para o segundo jogo contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima quart-feira. Premido pelas circunstâncias, depois de quatro jogos seguidos sem vencer, Renato buscou uma alternativa tática, e deu certo.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Os desafios da governabilidade

Não é fácil a tarefa de realizar um governo de coalizão. Acomodar interesses de aliados de ocasião está entre os desafios da governabilidade. O presidente Luís Inácio Lula da Silva conseguiu a aprovação do arcabouço fiscal, mas, pouco dias depois, viu a mesma Cãmara dos Deputados retirar atribuições dos ministérios do Meio ambiente e dos Povos Originários. Os dois ministérios são importantes para o governo mostrar, junto à opinião pública internacional, seu comprometimento com as causas ambientais e os povos indígenas. Lula conseguiu que as ministras Marina Silva (Meio Ambiente), e Sônia Guajajara (Povos Originários) continuassem nos seus cargos, embora a natural insatisfação com a perda de atribuições de suas pastas. O episódio é uma demonstração de que a direita bolsonarista do Congresso Nacional, comprometida com a defesa do agronegócio, tentará boicotar todas as ações governamentais contra o desmatamento e em favor da demarcação de terras indígenas. Lula terá de usar toda a sua habilidade para encarar os adversários, e a imprensa conservadora que já explora o fato como uma derrota sua e de seu governo. Uma situação decorrente do comportamento errático do eleitor brasileiro, que concede a vitória para um candidato presidencial sem lhe dar uma maioria no parlamento para lhe permitir governar com tranquilidade.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Só o resultado mudou

Depois de cinco derrotas consecutivas, o Inter voltou a ganhar. Hoje, no Estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, em Caracas, o Inter venceu o Metropolitanos por 2 x 1, pela Libertadores,mas só o resultado mudou em relação aos jogos anteriores. O desempenho do Inter seguiu a mesma. Após um primeiro tempo em que abriu 2 x 0 no placar, o Inter viu o modestíssimo Metropolitanos descontar no segundo tempo, e por pouco não empatar. Nem mesmo quando ficou com um jogador a mais, devido a expulsão de Cerquera, aos 34 minutos, o Inter conseguiu ser superior. Aos 48 minutos, Nico Hernandez foi expulso, fazendo com que o Inter sofresse até o final. Pelo que fez no segundo tempo, o Metropolitanos merecia o empate, e só não o obteve por sua limitação técnica. Por uma ironia, mesmo jogando um péssimo futebol, o Inter é o único clube brasileiro que ainda permanece invicto na Libertadores. Com a vitória, o Inter assumiu a liderança do grupo, mas ninguém deve se iludir. Seu adversário de hoje é o único clube que ainda não marcou pontos na competição. Nos seus dois próximos jogos, contra Nacional do Uruguai, fora de casa, e Independiente de Medellin, no Beira-Rio, nada garante que o Inter consiga bons resultados. A liderança provisória do grupo é, apenas, um fato circunstancial, o futuro imediato do Inter não parece minimamente promissor.

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Tina Turner

A "rainha do rock", uma artista que soube se reinventar. Tina Turner faleceu, hoje, aos 83 anos, depois de uma carreira marcada por êxitos e recordes. Ganhou 12 prêmios Grammy, vende mais de 100 milhões de cópias. Foi a cantora que reuniu o maior público em um show, 188 mil pessoas, no Maracanã, em janeiro de 1988, feito registrado pelo Guiness Book. Sua trajetória é singular e fantástica. Depois de fazer sucesso atuando em dupla com Ike Turner, separou-se dele e lançou-se, com mais de 40 anos, numa carreira solo muito bem sucedida. Clássicos como "The Best" e "We don't need another hero" ainda mexem com diferentes geraçôes. Tina foi abandonada pelos pais aos 15 anos, sofreu abusos e violências durante o tempo em que foi casada com Ike Turner. Nada disso a deteve. Foi em frente e construiu uma das carreiras mais bem sucedidas no meio musical. Deixou os palcos em 2009 e, desde 2016, vivia reclusa na Suiça, tendo enfrentado vários problemas de saúde, como um câncer de intestino e um transplante de rim. Mesmo com o afastamento dos holofotes, nunca foi esquecida pelo grande público. Vai deixar muita saudade.

terça-feira, 23 de maio de 2023

Perseguição racista

Os ataques racistas ao jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, seguem acontecendo, com assustadora frequência, sem que nada seja feito para punir tão repugnante comportamento. No último domingo, na derrota do Real Madrid por 1 x 0 para o Valência, no Mestalla, pelo Campeonato Espanhol, a perseguição racista contra Vinícius Júnior prosseguiu, com torcedores o chamando de "mono", palavra correspondente a macaco no idioma espanhol. Desde 2021, Vinícius Júnior já sofreu dez ataques racistas. Num deles, um boneco caracterizado como o jogador foi pendurado, enforcado, sobre um viaduto. O caso acontecido no domingo com Vinícius Júnior teve uma repercussão mais ampla que os anteriores, e uma cobrança maior por punições. O futebol não pode conviver com o racismo. Punições leves ou simbólicas não resolverão o problema. A penalização dos autores de atos racistas tem de ser feita. Os clubes em cujos estádios ocorram manifestações racistas também devem ser punidos. Está mais do que na hora da Fifa firmar resoluções duras contra o racismo no futebol, sem condescendência com os infratores.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Empurrando com a barriga

Depois de cinco derrotas consecutivas, a última delas para o Grêmio, seu maior rival, o Inter decidiu manter o técnico Mano Menezes. Como era preciso dar uma resposta ao torcedor, o clube demitiu o gerente executivo William Thomas e o coordenador técnico Sandro Orlandelli. Há poucos dias, o Inter já havia demitido o preparador físico Jean Lourenço e, até agora, ainda não contratou um substituto. Ao fazer a opção de manter Mano Menezes, o Inter está empurrando com a barriga uma demissão que parece inevitável. Na situação em que o Inter se encontra, a chance de recuperação com a continuidade de Mano Menezes é quase nula. Desde o começo do ano, o Inter não consegue jogar um bom futebol. Não se classificou para a decisão do Campeonato Gaúcho. Está com dificuldades em seu grupo na Libertadores, e em desvantagem no confronto com o América Mineiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Nada sinaliza que o Inter possa se recuperar com Mano Menezes prosseguindo no seu cargo. Os problemas do Inter são muitos, como, por exemplo, o fraco grupo de jogadores e a má preparação física. Por isso, um novo técnico não será, isoladamente, uma solução, mas é uma atitude que se faz necessária. Postergar a medida só agravará, ainda mais, a já difícil situação do Inter.

domingo, 21 de maio de 2023

Expectativa confirmada

Uma vitória nada surpreendente. Hoje, na Arena, o Grêmio venceu o Inter por 3 x 1, pelo Campeonato Brasileiro, resultando numa expectativa confirmada. A maioria das pessoas esperava que o Grêmio ganhasse o Gre-Nal, muitos previam, até, uma goleada, que chegou a ocorrer, parcialmente, mas o Inter descontou e ela não se confirmou. O Grêmio voltou a vencer depois de quatro jogos sem vitória, e deverá ter um ânimo renovado para os próximos jogos. O Inter a crise irá se aprofundar, e o clube poderá vir a trocar de técnico. No jogo de hoje, os grandes destaques foram Luís Suárez e Bitello, comprovando que são os dois melhores jogadores do Grêmio na atualidade. Para o Inter, restou uma sensação de terra arrasada. O resultado vai desanuviar o ambiente do Grêmio, que andava conturbado. No Inter, o que era ruim ficou pior, com uma derrota para o maior rival.

sábado, 20 de maio de 2023

Jogos superpostos

O calendário absurdamente inchado do futebol brasileiro gerou mais uma situação inusitada. A sétima rodada do Campeonato Brasileiro teve sete jogos marcados para hoje, dois no domingo, e um na segunda-feira. Tudo porque, no meio da próxima semana, clubes brasileiros jogarão pelas Copas Libertadores e Sul-Americana, e é preciso respeitar o intervalo mínimo de 66 horas entre uma partida e outra. Afora o acúmulo de jogos num único dia, a distribuição deles foi feita de maneira prejudicial aos que pagam pacotes de transmissão pela tevê. Nada menos do que cinco jogos foram marcados para o mesmo horário, 18h30min. Dessa forma, os interessados em assistir vários jogos tinham que optar por um deles, dada a concomitância das partidas. O acúmulo de competições gera situações assim. São muitos jogos para serem disputados ao longo do ano. Os jogos superpostos são consequência disso, e prejudicam os que pagam, e caro, para dispor de uma ampla oferta de partidas para assistir.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

A nova lesão de Pepê

O drama das lesões não cessa no Grêmio. A nova lesão de Pepê, que recém havia retornado depois de dois meses no departamento médico, é uma prova disso. A parada de Pepê será longa, pois a lesão sofrida foi de alto grau, o que é uma péssima notícia para o Grêmio. Desde que Pepê ficou sem jogar, ainda no Campeonato Gaúcho, o futebol do Grêmio decaiu muito. Pepê é muito bom tecnicamente, faz passes e lançamentos precisos. Na sua ausência, o Grêmio não dispõe no grupo de ninguém com o mesmo nível de refinamento. Sem vencer há quatro jogos, o Grêmio contava muito com Pepê para sair da má fase. Agora, com a ausência prolongada do jogador, o técnico do Grêmio, Renato, terá de ser criativo para achar uma solução. A propósito de lesões, chama a atenção no Grêmio, há tempos, a baixa eficiência do departamento médico na recuperação de jogadores machucados. Com jogadores voltando de lesão, e outros em má fase, o Grêmio precisa encontrar soluçòes, rapidamente, para melhorar seu rendimento e sair do décimo-primeiro lugar na classificaçâo do Campeonato Brasileiro, uma posição que não condiz com a grandeza do clube.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

A janela

Vivendo um péssimo momento técnico, a dupla Gre-Nal escolheu jogar todas as suas fichas no período de contratações que se abrirá em junho. A "janela", nome pelo qual o período é conhecido, está sendo vista como a oportunidade para Grêmio e Inter qualificarem os seus grupos e melhorarem o seu desempenho. Porém, a realidade é bem menos roséa. Em primeiro lugar porque os dois clubes estão sem dinheiro para fazer grandes contratações. Depois, porque seria preciso vender jogadores para fazer contratações, ou seja, para cobrir a cabeça é preciso destapar os pés. Afora isso, até a abertura da janela há muitos jogos a serem realizados e, se as atuações e resultados continuarem tão ruins, restará somente a luta para fugir do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Não há solução mágica para as más exibições de Grêmio e Inter. Elas não se devem, apenas, a ausência de contratações. O Grèmio, por exemplo, contratou 14 jogadores, até aqui, para formar um grupo competitivo. Grêmio e Inter näo podem adiar sua recuperação para quando a janela chegar. Até lá, pode ser tarde demais.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Caos

O que ainda pode piorar no Inter? Hoje, no Independência, o Inter perdeu por 2 x 0 para o América Mineiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, resultado que coloca o clube numa situação de caos. Foi a quarta derrota consecutiva do Inter, todas por 2 x 0. Não há nenhum argumento atenuante para a derrota. O Inter jogou contra um adversário que começou a partida com uma escalação de reservas, num estádio com pouquíssimo público. Ao ficar com um jogador a menos, após a expulsão de Alan Patrick, aos 20 minutos do segundo tempo, o Inter tentou, pelo menos, segurar o empate, mas nem isso conseguiu. Sofreu dois gols de pênalti, aos 47 e 62 minutos de jogo, e ainda teve mais um homem expulso, Bustos. Por tudo que se viu, hoje, do Inter, não há futuro para o trabalho do técnico Mano Menezes. Dificilmente Mano Menezes permanecerá no cargo se perder o Gre-Nal do próximo domingo, no qual o seu adversário, mesmo em má fase técnica, é o grande favorito.

Pouca esperança

Mau futebol e vaias. Hoje, na Arena, o Grêmio empatou com o Cruzeiro em 1 x 1, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, num jogo em que teve mais sorte que juízo, mas que deixa pouca esperança para o futuro próximo em termos de desempenho. O Grêmio começou o jogo sendo envolvido pelo Cruzeiro. Logo aos 8 minutos, tudo piorou, com o golaço de Bruno Rodrigues, abrindo o placar para o Cruzeiro. Após o gol, o Cruzeiro continuou tendo o controle do jogo, e parecia que estava mais próximo de fazer o segundo do que o Grêmio de chegar ao empate. O quadro continuou inalterado até o fim do primeiro tempo, que terminou sob intensas vaias da torcida. Mesmo com a má atuação, o técnico do Grêmio, Renato, não fez nenhuma substituição no intervalo. O panorama também não mudou, com o Cruzeiro sendo superior. Na base da vontade, o Grêmio foi para cima, tentando fazer um gol, mas os erros técnicos persistiam, até que aos 34 minutoa do segundo tempo, com um golaço de Luís Suarez, o Grêmio chegou ao empate. A classificação para as quartas de final segue em aberto, mas o Cruzeiro, por jogar em casa a segunda partida, e pela fragilidade técnica que o Grêmio vem demonstrando, é o favorito para seguir na competição.

terça-feira, 16 de maio de 2023

A cassação de Dallagnol

Enfim, as punições contra os artífices do golpe que derrubou a presidente Dilma Rousseff começam a ser punidos. Hoje, por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do deputado federal Renan Dallagnol (Podemos-PR). Na verdade, Dallagnol teve o registro de sua candidatura invalidado, o que, na prática, resulta na cassação do mandato. Os votos dados a Dallagnol na eleição serão revertidos para o seu partido. O relator, ministro Benedito Gonçalves, considerou que Dallagnol pediu exoneração do seu cargo de procurador para evitar uma possível punição administrativa que o tornasse inelegível. Dallagnol ainda pode recorrer ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal, mas já sem o mandato. A cassação de Dallagnol atinge o segundo maior nome do conluio golpista abrigado no seio da "Operação Lava Jato", que tanto mal causou ao país com sua falsa luta contra a corrupção. Tomara que a cassaçào de Dallagnol seja só o início. Também é preciso cassar o mandato do senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), e colocar na cadeia o ex-presidente Jair Bolsonaro⁸ e seus três filhos parlamentares. O cerco, cada vez mais, se fecha sobre os golpistas que levaram o país a viver quatro anos de terror, e a Justiça tem de ser ágil para punir todos eles com rigor.

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Erros absurdos

A arbitragem brasileira continua a proporcionar momentos lamentáveis. A sexta rodada do Campeonato Brasileiro, ontem encerrada, teve dois erros absurdos de arbitragem. No jogo Grêmio 0 x 0 Fortaleza, o último lance do primeiro tempo foi um pênalti claro do zagueiro Titi, do clube cearense, que tocou com a mão na bola. O árbitro Bruno Motta Correia (RJ), não marcou o pênalti, e ainda sinalizou que a bola teria batido nas costas de Titi! Tudo decididido em poucos segundos, e sem que o VAR se manifestasse. Na partida Corinthians 1 x 1 São Paulo, o gol de empate do clube mandante surgiu de um pênalti inexistente, marcado pelo árbitro Bruno Arleu de Araújo (RJ). Erros desse tipo interferem diretamente no resultado de um jogo. São inadmissíveis, principalmente depois do surgimento do VAR, a quem cabe corrigir equívocos da equipe de arbitragem. Erros de arbitragem em lances capitais podem influir na conquista, ou não, de um título, e num possível rebaixamento. Numa competição de pontos corridos, como é o caso do Brasileirão, todos os jogos são decisivos. Cada ponto ganho ou desperdiçado influi no resultado final da competição. Por isso, não há espaço para tolerância com erros crassos de arbitragem. Um trabalho de qualificação da arbitragem brasileira é fundamental, e urgente.

domingo, 14 de maio de 2023

Sem soluções

Foi mais um jogo para exasperar o torcedor. Hoje, na Arena, o Grêmio empatou em 0 x 0 com o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, e, mais uma vez, se mostrou sem soluções para alcançar uma vitória. A rigor, o Grêmio teve uma única chance clara de gol em todo o jogo, com Vina, no primeiro tempo. Durante toda a partida, o Grêmio mostrou os defeitos de sempre, uma transição muito lenta da defesa para o ataque e falta de intensidade na dinãmica coletiva. Vina e Cristaldo tiveram, novamente, atuações modestíssimas. Poŕém, as alternativas no banco são escassas. Éverton Galdino e Zinho são esforçados, mas não conseguem resolver as limitações ofensivas do Grêmio. O resultado deixa o Grèmio na segunda página da classificação, o que nào é digno de um clube da sua grandeza. O Grêmio fará seus dois próximos jogos, novamente, na Arena, contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, e diante do Inter, pelo Brasileirão. O futuro, em curto prazo, do que foi planejado no futebol para 2023, vai depender muito dos resultados de ambos os jogos.

sábado, 13 de maio de 2023

Outra derrota

Uma rotina desagradável e incômoda. Hoje, no Mineirão, o Inter perdeu por 2 x 0 para o Atlético Mineiro, outra derrota, e pelo mesmo placar, como nos dois jogos anteriores. O técnico do Inter, Mano Menezes, parece não saber mais o que fazer. Com jogos pela Copa do Brasil no meio de semana, os técnicos não entraram com força máxima. No Inter, Alan Patrick não jogou, e o Atlético colocou Hulk no banco, só o utilizando no segundo tempo. O Atlético abriu o placar logo aos dois minutos, com Vargas, o que tornou tudo ainda mais complicado para o Inter. Ao longo do jogo, o Inter teve chances para marcar, e até colocou uma bola na trave, mas, como um todo, o Atlético mereceu vencer, e confirmou sua vitória com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, marcado por Pedrinho. Agora, o Inter jogará quarta-feira contra o América Mineiro, no Independência, pela Copa do Brasil. Um bom resultado é fundamental para encaminhar a classificação às quartas de final, pois o segundo jogo será no Beira-Rio. No outro domingo, Gre-Nal, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro. No primeiro de seus quatro jogos, em sequência, fora de casa, o Inter já foi derrotado, e a crise parece, cada vez mais, iminente. Nesse sentido, o Gre-Nal tende a ser decisivo. Se perder para o Grèmio, dificilmente Mano Menezes será mantido no cargo.

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Turbulência

O momento vivido por Grêmio e Inter dentro das quatro linhas é muito ruim. Numa época em que as competições ainda estão longe do seu final, os dois clubes enfrentam uma turbulência que fará com que seus próximos jogos sejam decisivos para a continuidade do trabalho. Se novos tropeços se somarem à sucessão de maus resultados dos dois clubes, ambos entrarão em crise. Não há projeto no futebol que se sustente na escassez de vitórias. Porém, a situação não é idêntica nos dois rivais. O técnico do Inter, Mano Menezes, está numa posição mais frágil que o do Grêmio, Renato. O Inter não ganha títulos desde 2016, e vem de uma campanha frustrante no Campeonato Gaúcho, no qual sequer chegou à decisão. Embora Mano Menezes seja um técnico de prestígio, o acúmulo de maus resultados desde o início do ano, e a falta de bons desempenhos do Inter nos jogos, começam a ameaçar a sua permanência no cargo. Para piorar, os próximos quatro jogos do Inter serão fora de casa, com alto grau de dificuldade. O primeiro deles será contra o Atlético Mineiro, amanhã, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Uma derrota deixará o Inter muito próximo da zona de rebaixamento. Na quarta-feira, o adversário será o América Mineiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Independència. No outro domingo, Gre-Nal, na Arena, pelo Campeonato Brasileiro. Por fim, na quinta-feira seguinte, o Inter jogará contra o Metropolitanos, na Venezuela, partida em que a vitória é obrigatória para encaminhar a classificação para a próxima fase da competição. O técnico do Grêmio, Renato, tem uma posição mais sólida que a de Mano Menezes. Renato é o maior ídolo da história do Grêmio, foi campeão do mundo como jogador,fazendo os dois gols do título. Como técnico, foi campeão da Copa do Brasil, da Libertadores, e ganhou quatro dos seis títulos consecutivos que o Grêmio ostenta, atualmente, no Campeonato Gaúcho. Foi homenageado com uma estátua na esplanada da Arena. Terá, agora, três jogos seguidos na Arena para tentar espantar a má fase. O primeiro contra o Fortaleza, no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No domingo seguinte, Gre-Nal, pelo Campeonato Brasileiro. Três jogos muito difíceis. As próximas duas semanas, portanto, poderão ser um divisor de águas para os técnicos de Grêmio e Inter, visando a continuidade de seus trabalhos.

quinta-feira, 11 de maio de 2023

O escândalo das apostas

O futebol brasileiro está vivendo um momento delicado. O escândalo das apostas, com jogadores, de todas as divisões, sendo aliciados para realizarem certos lances de forma premeditada, abalou a opinião pública. A cada dia, surgem novos nomes de possíveis envolvidos. Há clubes que jâ afastaram, preventivamente, jogadores citados como suspeitos de envolvimento na máfia das apostas. Muitos defendem que o futebol brasileiro deveria ter todas as suas competições suspensas até que as denúncias sejam esclarecidas. Porém, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já disse que isso não irá ocorrer. O ministro da Justiça, Flávio Dino, também afirmou que não haverá paralisação das competições, pois isso seria uma vitória dos fraudadores. Ednaldo Rodrigues e Flávio Dino estão certos. As denúncias devem ser investigadas a fundo, sem prejudicar a continuidade dos jogos. A maioria dos jogadores procede de forma correta. Os que se deixam aliciar, uma vez provada a sua culpa, devem ser punidos com rigor.

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Estagnado

Um quadro que se repete, a cada jogo. Hoje, no Beira-Rio, o Inter perdeu para o Athletico Paranaense por 2 x 0, pelo Campeonato Brasileiro, e mostrou que está estagnado. Como em outros jogos, o Inter começou bem, e perdendo chances de gol. Nos primeiros minutos de jogo, o Inter sufocou o Athletico, que não conseguia sair para o ataque. Porém, os gols não aconteceram, o ímpeto do Inter foi diminuindo, e o primeiro tempo terminou sem abertura do placar. No segundo tempo, o Inter parecia não ter voltado do vestiário. Foi totalmente dominado pelo Athletico, e sofrer gols parecia uma questão de tempo. Demorou, mas o que se prenunciava ocorreu. Com golaços de Christian, aos 34 minutos, e William Bigode, aos 51, o Athletico chegou à vitória. O Inter não sai do lugar. Sem competitividade, chegou a um estâgio em que parece ser incapaz de avançar, preso que está no emaranhado da sua mediocridade. O vice-presidente de futebol do Inter, Felipe Becker, disse que o técnico Mano Menezes, está seguro no cargo, mas admitiu que o ambiente interno é péssimo. Não é preciso pensar muito para concluir o que vai acontecer se o Inter perder o próxino jogo.

No rumo do naufrágio

A derrota era mais do que previsível, mas a forma como ela ocorreu mostra um quadro muito preocupante. Hoje, no Allianz Parque, o Grêmio foi goleado pelo Palmeiras por 4 x 1, em jogo do Campeonato Brasileiro, e mostrou que está no rumo do naufrágio. O técnico do Grêmio, Renato, montou uma escalação com três zagueiros e cinco homens no meio de campo, numa demonstração do quanto temia o adversário. Não adiantou. O Palmeiras dominou o jogo desde o início, com ampla vantagem na posse de bola. Aos 23 minutos, Raphael Veiga abriu o placar, cabeceando sozinho diante do trio de zagueiros. Mesmo totalmente dominado, o Grêmio conseguiu o empate, com um golaço de Bitello, aos 46 minutos. No segundo tempo, o Grêmio parecia ter obtido uma pequena melhora, mas um pênalti duvidoso, aos 11 minutos, convertido por Raphael Veiga, o fez desmoronar em campo. Os gols de Mike, aos 23, e Luan, com 28 minutos de jogo, foram, apenas, a consequência de uma atuação desastrosa. O Grèmio carece de competitividade, joga com lentidão, concede enormes espaços aos adversários. Os vários desfalques por lesão não justificam atuações tão ruins. As declarações de Renato no caso Adriel e no pós-jogo contra o Red Bull Bragantino dão sinais de que suas propaladas qualidades na administração de vestiário podem não estar funcionando mais. O próximo jogo, contra o Fortaleza, domingo, na Arena, ganhou ares de decisão. Se não vencer, o Grêmio mergulhará numa crise de grandes proporções.

terça-feira, 9 de maio de 2023

Rita Lee

Há notícias que sabemos serem inevitáveis, mas cultivamos a vã esperança de não nos depararmos com elas. A morte de Rita Lee é uma delas. Sabia-se que seu estado de saúde era frágil. A "rainha do rock brasileiro" faleceu, ontem, aos 75 anos, deixando um enorme vazio numa legião de fãs. Desde o início de sua carreira artística, Rita Lee foi uma mulher a frente de seu tempo. Afrontou os hipócritas, contestou a cartilha da moral e dos bons costumes. Mostrou que uma mulher pode ser ousada e desbocada. Falou de sexo com uma abertura jamais imaginada para uma mulher. Na música "Perigosa", gravada pelo grupo "As Frenéticas", no trecho final da letra, composta por Nélson Motta, que diz "...eu vou deixar você muito louco, muito louco..." acrescentou "...dentro de mim". Em "Mania de Você", que compôs em parceria com o marido, Roberto de Carvalho, Rita Lee lascou "...me deixa de quatro no ato, me enche de amor". Corajosa, transgressora, Rita Lee era, ao mesmo tempo, doce, amorosa. Sua postura era intrépida, mas não raivosa. Gravou muitos clássicos que fazem parte da trilha sonora de várias gerações. "Agora só falta você", "Esse tal de Roque Enrou", "Ovelha Negra", "Jardins da Babilónia", "Mania de Você", "Baila Comigo", "Lança Perfume", "Caso Sério", "Saúde", "Cor de rosa choque", "Chega mais", "Amor e sexo". Como muito bem definiu a manchete de um site brasileiro de notícias: "Rita, agora faz falta vocè".

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Um gigante em queda livre

Terminada a quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo ingressou na zona de rebaixamento. Com 11 derrotas, até aqui, no ano, o Flamengo é um gigante em queda livre. Claro, faltam muitas rodadas, e o Flamengo não deverá cair, mas o fato é significativo. Detentor do melhor grupo de jogadores do futebol brasileiro, o Flamengo não consegue mostrar um futebol condizente com esse nível. A constante troca de técnicos só faz agravar a situação. Teoricamente, o Flamengo é candidato aos títulos de todas as competições que disputa. Na prática, já perdeu a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana, o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, e foi eliminado nas semifinais do Mundial de Clubes. Tudo indica que seu atual técnico, o argentino Jorge Sampaoli, também não terá vida muito longa no clube. A demissão do técnico Dorival Júnior, após ter ganho a Libertadores e a Copa do Brasil, em 2022, foi uma atitude incompreensível, e a conta chegou rapidamente. Cabe lembrar que o Flamengo nunca foi rebaixado no Brasileirão.

domingo, 7 de maio de 2023

A ficha que ainda não caiu

Há situações que se repetem sem que as pessoas sejam capazes de reconhecer as evidências. Hoje, no Morumbi, o Inter perdeu por 2 x 0 para o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, com mais uma má atuação. O Inter, desde o início do ano, vem tendo um desempenho sofrível em todas as competições. A ficha que ainda não caiu para torcedores e cronistas identificados com o Inter é que o grupo de jogadores é fraco, e não se pode esperar dele um rendimento muito melhor. O São Paulo ganhou o jogo com inteira justiça, diante de um Inter que apresentou os seus problemas costumeiros. A falta de um bom primeiro volante e de um centroavante efetivo, estão entre os principais. Para piorar, hoje até Alan Patrick, melhor jogador, tecnicamente, do Inter, esteve mal. Só a paixão dos torcedores, e a visão facciosa de cronistas identificados com o clube, podem fazer com que se espere uma produção melhor do Inter, daqui para a frente.

As alegações de Renato

O que poderia ser uma vitória sofrida, transformou-se num empate frustrante. Hoje, na Arena, o Grêmio empatou em 3 x 3 com o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro, num jogo cheio de reviravoltas. O Grêmio abriu o placar logo aos 6 minutos, de pênalti, cobrado por Cristaldo. Nem deu tempo para muita comemoração, pois Matheus Fernandes empatou aos 9 minutos. O resultado se manteve até o final do primeiro tempo. Aos 8 minutos do segundo tempo, Eduardo Sasha virou o jogo para o Red Bull Bragantino, mas, com 11 minutos, Luís Suárez empatou novamente. Pouco depois, aos 17, Éverton Galdino virou o jogo, mais uma vez, colocando o Grêmio em vantagem. A vitória do Grêmio parecia que ia ser alcançada, mesmo com toda a pressão do adversário, mas aos 47 minutos, Borbas decretou o empate definitivo, depois de duas falhas de Diogo Barýbosa. Um péssimo resultado, que se refletiu numa forte entrevista do técnico do Grêmio, Renato. O técnico considerou que o empate, embora amargo pela forma como ocorreu, foi injusto para o Red Bull Bragantino, que jogou melhor e merecia vencer. As alegações de Renato para o baixo desempenho do Grêmio estão calcadas na ausência de atacantes de lado. Renato disse que se o Grêmio não se reforçar na próxima janela de transferências, pode desistir de ganhar títulos. Ao que parece, Renato se exime de culpas pelo mau rendimento do Grêmio, e transfere toda a responsabilidade para a diretoria. Resta saber como as palavras de Renato serão recebidas na cúpula do Grêmio.

sábado, 6 de maio de 2023

Encantamento anacrônico

A monarquia inglesa resiste ao tempo. As demais monarquias europeias são quase invisíveis pela opinião pública. A Espanha era uma exceção, mas após a abdicação do Rei Juan Carlos, em 2014, também entrou na vala comum do ostracismo experimentada pelas realezas de Holanda, Bélgica e Dinamarca, por exemplo. Porém, na Inglaterra, embora sem poder político efetivo, a monarquia segue com toda a sua pompa e circunstância. Não faltam, é claro, opositores, inconformados com os gastos exorbitantes de uma nobreza ociosa. No entanto, a coroação do Rei Charles III, hoje ocorrida, mostrou que o encantamento anacrônico com a corte inglesa está longe de acabar. Multidões foram às ruas acompanhar o cortejo real, com suas carruagens, guarda de honra, e outros demonstrações de fausto e riqueza . A cerimônia de coroação teve um custo de 100 milhões de libras esterlinas, o equivalente a 624 milhões de reais, custeados pelos cofres públicos, o que gera inconformidade em grande parte da população. Ainda assim, a força da tradição e a opulência própria da monarquia continuam fascinando milhões de pessoas, dentro e fora da Inglaterra. A cerimônia de hoje deixou isso bem claro. Visualmente, o cortejo foi um espetáculo impressionante. Por mais anacrônica que seja, a monarquia inglesa ainda deverá ter vida longa.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

O fim da emergência global

Uma notícia para o mundo respirar aliviado. Hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o fim da emergência global para a pandemia de Covid-19. Não significa que a pandemia acabou, nem que cuidados básicos de prevenção devam ser abandonados. A vacinação é a principal delas. A vacina bivalente, por exemplo, que atua contra variantes da Covid-19, não vem tendo a procura que precisaria, por parte dos brasileiros. A pandemia está sob controle, o que é ótimo, mas não justifica comportamentos descuidados. O número de mortos, oficialmente, no mundo, pela Covid-19, é de 6,9 milhões. Porém, sem dúvida, há muita subnotificação. Sendo assim, a própria OMS calcula que o número real seria de 20 milhões de mortos. Diante de um dado tão assustador, é preciso ter prudência, e manter cuidados que evitem que a Covid-19 volte a ser um pesadelo.

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Os 70 anos de Lulu Santos

Uma data especial, devidamente comemorada. Os 70 anos de Lulu Santos, completados hoje, foram celebrados com um show numa casa de espetáculos no Rio de Janeiro. Um "hitmaker", por excelência, Lulu Santos foi, e ainda é, a trilha sonora de várias gerações. São muitos os sucessos ao longo da carreira, "Sereia", "Como uma onda", "O último romântico", "Assim caminha a humanidade", "Apenas mais uma de amor", "Certas coisas", "A Cura", "De repente Califórnia", "Toda forma de amor", "Um certo alguém", "Tudo com você", "Adivinha o quê", "Scarlet Moon", "Um pro outro". Lulu Santos é pop por definição. Suas composições cativam pelo ritmo, beleza, refrões contagiantes, leveza. Seus sucessos atravessam o tempo, continuam a ser ouvidos, e assim será, ainda, por muitos anos. Parabéns, Lulu!

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Resultado frustrante

Mais uma vez, uma vitória que parecia certa, escapou. Hoje, no Beir-Rio, o Inter empatou com o Nacional (URU), pela Libertadores, um resultado frustrante. O Inter esteve duas vezes na frente no placar, mas não conseguiu conservar a vitória. O gol de Gabriel Mercado, aoa 11 minutos do primeiro tempo, parecia indicar uma vitória tranquila do Inter. Porém , após desperdiçar oportunidades para ampliar, o Inter viu o Nacional empatar aos 38 minutos, com Zabala. No segundo tempo, De Pena pôs o Inter na frente aos 38 minutos, e o jogo parecia decidido. No entanto, aos 46 minutos, Noguera empatou, novamente. O resultado manteve o Inter em segundo lugar no seu grupo, e poderá trazer riscos à classificação. Embora só tenha perdido dois jogos no ano, até aqui, o Inter empata com muita frequência, e isso compromete as suas possibilidades nas competições que disputa.

terça-feira, 2 de maio de 2023

Sortes diferentes

O sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil teve pesos bem desiguais para Grêmio e Inter. Os dois maiores clubes do Rio Grande do Sul tiveram sortes diferentes. A bolinha com o nome do Inter foi a primeira a ser sorteada e, logo após, a do América Mineiro, sem dúvida o adversário mais fraco e que todos desejavam pegar. Sim, porque embora o América seja um clube da Série A, e houvesse entre os 16 clubes a presença do Sport, que é da Série B, o clube mineiro é um oponente menos exigente que o pernambucano, que tem mais história e maior torcida. Para o Grêmio, excluída a possibilidade do América, o interessante era pegar Sport, Bahia ou, até mesmo o Fortaleza, que tem boa qualidade mas uma camisa menos pesada. Coube-lhe o Cruzeiro que, dentre os adversários de maior porte, é o de menor qualidade técnica. Os dois clubes já jogaram, há dez dias, pelo Campeonato Brasileiro, e o Cruzeiro venceu por 1 x 0, no Independência. As chances do Inter se classificar são enormes, ainda que, em 1998 e 2000, tenha sido eliminado da competição pelo América, em ambas, nos tiros livres da marca do pènalti. A melhor sorte do Inter se fez sentir, também, na ordem dos jogos. O Grêmio fará o segundo jogo fora de casa, o Inter, no Beira-Rio. Em resumo, o Inter terá um confronto, aparentemente, fácil, e o Grêmio, de dificuldade média.

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Solução preguiçosa

A necessidade de contratar um novo técnico o quanto antes levou o Corinthians a fazer uma contratação pouco criativa. A opção por Vanderlei Luxemburgo é uma solução preguiçosa. Luxemburgo tem uma carreira vitoriosa, mas há anos não realiza bons trabalhos. Seus feitos gloriosos estão distantes no tempo. Está sem clube há dois anos, desde que deixou o Cruzeiro, dispensado pela SAF que assumiu o clube. O técnico que completará 71 anos no próximo dia 10, já não parece capaz de responder às necessidades de um clube da grandeza do Corinthians. Com sérios problemas financeiros, e um grupo de jogadores envelhecido, o Corinthians não traz perspectivas animadoras para um técnico desenvolver seu trabalho. Colocar o Corinthians nos trilhos é uma tarefa difícil para qualquer técnico. Ao contratar Luxemburgo, o Corinthians buscou uma alternativa segura, para minimizar riscos. Na prática, contratou um técnico em fim de carreira, de métodos pouco atualizados. Seu currículo é brilhante, mas não garante que possa continuar tendo êxito. Faltou ousadia ao Corinthians na contratação de seu novo técnico.